Em live, prefeito diz que racionamento será interrompido temporariamente

O prefeito Guilherme Gazzola, através de uma transmissão ao vivo nesta quarta-feira, 8, falou sobre a situação de racionamento de água em Itu. Ele anunciou a interrupção temporária do rodízio na véspera e no Dia de Natal e na véspera e dia de Ano Novo.

Nos outros dias, as interrupções de água continuarão sendo feitas da mesma forma de agora:  48 horas sem e 24 horas com abastecimento. O chefe do Executivo explicou que as expectativas de chuvas estão piores do que o esperado, com menos precipitações e que mesmo nos próximos meses, janeiro e fevereiro, as estatísticas apontam pouca chuva para a época.  

O abastecimento será normalizado apenas quando houver chuvas suficiente para o total restabelecimento dos mananciais, que agora operam, em média, com 54%. Ele afirmou que seria possível terminar o rodízio hoje, mas haveria consequências futuras caso as bacias não se recuperem devidamente.  “Preferimos estocar um pouco mais para enfrentarmos uma situação complicada no próximo ano”.

O prefeito também ressaltou a importância da preservação, com plantio, segundo dele, de 36 mil mudas, e as obras da Cis: Instalação de novos filtros na ETA do Rancho Grande; Novas bombas e painéis elétricos – esperando outorga para captar mais água do local; Instalação de macromedidores para controle de perdas; Novo reservatório do Potiguara e setorização no Pirapitingui.

A live, novamente, foi fechada, sem direito a questionamento nem comentários dos internautas.

Fato ou fake?

Algumas afirmações do prefeito chamam a atenção: ele voltou a afirmar que as pessoas estão pagando apenas a água que estão consumindo.  Muitos consumidores, porém, reclamam que pagam contas de água com valores iguais ao anteriores ao período de rodízio ou até mais, mesmo com água chegando a cada dois dias e com baixa pressão. Além disso, moradores de condomínio compram caminhões-pipas e essa água, ao passar pelos relógios individuais, é cobrada como se fosse fornecida pela CIS.

Ele disse também que a situação é diferente de 2014, pois naquele ano só Itu, em toda a região, enfrentava crise hídrica. Na verdade, naquele ano, outras cidades também enfrentaram racionamento, como Salto, Sorocaba, Piedade e Campinas, e a grande São Paulo. Leia uma reportagem sobre o tema aqui.  

Ele ressaltou que as obras do Mombaça e do Pirajibu foram feitas em seu governo. O sistema Mombaça foi feito no governo do prefeito Antonio Tuize e o Pirajibu também foi anunciado no último ano de governo anterior.

4 thoughts on “Em live, prefeito diz que racionamento será interrompido temporariamente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: