Esgoto de Itu jogado em rio de Sorocaba se torna pauta na Câmara de Vereadores

A carga de esgoto que Itu joga no córrego  Pirajibu, onde existe uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que até hoje nunca funcionou, mesmo tendo sido inaugurada em 2018, foi assunto na Câmara de Vereadores de Sorocaba nesta semana.

O córrego vem de Alumínio e no seu curso também recebe as águas do córrego Tapera Grande, de Itu, antes de desaguar no rio Sorocaba.

A poluição do córrego que passa pelo bairro Cajuru  repercutiu na sessão ordinária da Câmara Municipal de Sorocaba. Vereadores relembraram o problema, que é antigo e causa prejuízo principalmente àqueles que moram na região, devido ao mau cheiro que a água exala e à sujeira que invade as ruas quando o nível do córrego aumenta.

Debate

O tema foi a pergunta que a jornalista Rosana Bueno fez ao então candidato á reeleição Guilherme Gazzola, no Debate em 2020. Ele se esquivou e disse que não iria responder pois o crime ambiental era “uma questão pessoal.” Até hoje o problema continua.  

Relembre abaixo:

6 anos

A ETE Pirajibu foi inaugurada em 2018 pela Prefeitura de Itu, mas apresentou problemas estruturais logo no período de testes e acabou sendo desativada.

Em 2021, houve pressão do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) para a conclusão da obra, em razão dos despejos de efluentes sanitários sem tratamento na natureza.

O vereador João Donizeti (PSDB) lembrou que a denúncia protocolada no MP-SP na época foi feita por ele. Também disse que o governo ituano iniciou as obras após o inquérito, que o Jornal de Itu repercutiu.

A Prefeitura diz que a obra vai ficar pronta este ano.

(Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error:
Artistas empreendedores transformam a cidade com espaços independentes de artes Pontos Turísticos de Itu Rodeio Itu Parque Maeda Trem Republicano Itu – Salto