Exposição arqueológica é atração do Museu da Energia
O Museu da Energia de Itu apresenta a exposição “Fragmentos do Cotidiano”, que pode ser conferida até o dia 31 de dezembro. A mostra, no térreo, exibe acervo arqueológico encontrado em prospecções no jardim do Museu e mostra ao público o dia a dia de uma casa nos séculos 18 e 19. O edifício onde o Museu era uma casa térrea de taipa de pilão que foi transformada em sobrado. Nas prospecções arqueológicas realizadas em 1999, foram coletados 3,8 mil fragmentos de artefatos que revelam os hábitos dos antigos moradores do prédio. A exposição foi aberta em agosto.
Entre os objetos apresentados em “Fragmentos do Cotidiano”, destacam-se utensílios domésticos, cerâmicas, faianças, fósseis de animais e objetos de uso pessoal. Há embalagens de vidro fabricadas por vidreiros portugueses e artesãos italianos. Uma das vedetes da mostra é uma moeda de 100 réis, plural de real à época, moeda vigente no Brasil na colonização, utilizada até depois da República, substituída pelo Cruzeiro no ano de 1942. A moeda de maior valor na época representava a quantia de 2.000 réis.
Itens do acervo revelam como eram a alimentação, o descarte de resíduos e lixo. A partir dessa reflexão do passado, a mostra apresenta conceitos sobre a arqueologia doméstica e levanta questões sobre o consumo da sociedade atual e a reciclagem.
Desenvolvida a partir da pesquisa do professor Paulo Zanettini, a exposição é composta por onze painéis adesivados, vitrines e uma maquete. Textos e imagens apresentam detalhes sobre as prospecções arqueológicas, fatos históricos da cidade de Itu do século 17 ao 19, origens indígenas da região e técnicas construtivas das habitações coloniais paulistas da época.
Serviço
Exposição “Fragmentos do Cotidiano”
Local: Museu da Energia de Itu
Endereço: Rua Paula Souza, 669, Centro
Até 31 de dezembro
Horários: Das 10h às 17h
Informações: (11) 4022-6832 ou (11) 94805-4429 – WhatsApp – e-mail: itu@museudaenergia.org.br