Guilherme Gazzola é o grande derrotado das eleições 2022

Apesar de não ter sido uma eleição com disputas para cargos municipais, a derrota do atual prefeito municipal de Itu, Guilherme Gazzola, ficou evidente com os resultados das urnas.

A principal razão disso foi a baixíssima votação que o atual governador, Rodrigo Garcia, atingiu no município. Gazzola trabalhou em cima da reeleição de Rodrigo, colocou funcionários de férias para que estes se dedicassem a campanha, abriu comitê, adesivou dezenas de carros, fez vídeos e movimentou as redes sociais. Mesmo assim, o resultado nas urnas alcançado pelo atual governador em Itu foi menor que no resto do estado. Enquanto no estado Rodrigo Garcia alcançou 18,4% dos votos válidos, em Itu, atingiu apenas 17,58%.

O desprestígio do atual prefeito também pode ser observado quando se avalia os resultados alcançados por seus deputados federais e estaduais. Nenhum dos candidatos por quem Guilherme levantou a bandeira teve uma expressiva votação na cidade.

 Ao contrário disso, seus maiores rivais na política atualmente alcançarem números relevantes. Rita Passos, mesmo não sendo eleita, teve 20% dos votos válidos em Itu e superou, com seus 16.493 votos, a votação de 2018, quando obteve 10.800 votos na cidade. Seu marido, Herculano Passos, deixará a Câmara dos Deputados no próximo ano e terá tempo disponível para começar sua campanha para voltar a ser chefe do Executivo Municipal.

Mas se tratando de deputados, Moacir Cova, com quem Guilherme vem travando uma batalha, inclusive, pessoal, foi o grande vitorioso na cidade. Candidato a deputado estadual, o investigador de polícia acumulou 10.933 votos em Itu e foi a grande surpresa, apadrinhado pelo casal Piunti.

 Rodrigo Moraes também cresceu. Em 2018 foram pouco mais de 3.900 votos alcançados em Itu, agora, em 2022, a cidade lhe deu 8.101. Isto fortalece o vereador Galvão, pretenso candidato a prefeito em 2024.

Os candidatos para a Câmara Federal apoiados por Guilherme, Márcio Alvino e Vitor Lippi, tiveram 1802 e 1313 votos, respectivamente. Para a assembleia legislativa, André do Prado, Maria Lúcia Amary e Carlos Lothar, tiveram, respectivamente, 1.373, 831 e 693 votos em Itu.

Desde que chegou ao poder, Gazzola já deixou vários parceiros pelo caminho e, até agora, não há grandes perspectivas para seu substituto, já que ele não demonstra respeito com os poucos que sobraram.  

Alguns dizem que ele parece não possuir aliados políticos, mas sim apenas alguns comparsas que sobraram e acham convenientes estarem próximos do poder. Estes serão os únicos a estarem até o fim ao seu lado.

Nos bastidores, as eleições municipais de 2024 já começaram. Estamos acompanhando as próximas articulações.

Se GG não mudar sua postura, em breve estará ainda mais isolado, e será o grande cabo eleitoral do próximo prefeito, como foi de Rita e Cova.

(Foto: Gazzola fazendo campanha para Rodrigo Garcia na Avenida Galileu Bicudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *