Vem comigo, caminhar por Itu…

Olá querido leitor/turista. Sou Marques Araujo, guia de turismo, o desbravador e hoje quero mostra a vocês um atrativo de Itu que acabou de completar 107 anos em 2025 e onde pude viver e conviver por 5 anos pois servir o Exército de 1999 a 2004 no Quartel de Itu, como carinhosamente é conhecimento na cidade.
Mas antes de ser o querido quartel, aqui estava o Colégio São Luiz que hoje se encontra na Capital, na Avenida Paulista esquina com Pamplona e que foi transferido para lá em 1918, desde então o Regimento Deodoro ocupa o majestoso prédio na Praça Duque de Caxias instalada em 20 de janeiro de 1918, com um contingente de apenas 29 homens e a denominação de 7º Regimento de Artilharia Montada.
Em 1919 seu nome mudou para 4º Regimento de Artilharia Montada. Em 1932, o Regimento participou da Revolução Constitucionalista. Em setembro de 1942, durante a II Guerra Mundial alguns militares do 2º Grupo do Regimento embarcaram para a Itália, integrando a Força Expedicionária Brasileira.
Em 1948, a Unidade passou a se chamar 2º Regimento de Obuses 105. Logo em seguida, recebeu a denominação histórica de REGIMENTO DEODORO, por solicitação dos ituanos, para homenagear o Marechal Manuel Deodoro da Fonseca, que proclamou a República e devido à Convenção de Itu, ocorrida em 1873, a cidade é considerada um dos berços dos pensamentos republicanos como já destaquei em um texto anterior sobre o Museu Republicano.
Junto ao prédio do quartel famoso, podemos observar a linda Igreja de São Luiz Gonzaga aberta ao público para missas, casamentos e batizados e merece uma visita nesta capela militar de Itu.

Além disso, o quartel ainda abriga um museu e a gruta de Nossa senhora de Lourdes em seu interior, que são passíveis de visitação mediante agendamento na recepção durante o horário comercial.
Quer saber mais de Itu e seus atrativos? Continue acompanhando este tour virtual aqui no Jornal de Itu.

Este é o sétimo texto. Para ler os anteriores, clique aqui.

Marques Araújo, Guia de Turismo e escritor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *