Sequestro de dados: sua empresa corre riscos?

Como saber se as informações de sua empresa estão realmente em segurança? Esta é uma questão que tira o sono de quem já passou por um ataque cibernético. Desde que as pilhas de documentos nos escritórios deixaram de ser físicas e passaram a ser digitalizadas para armazenamento em servidores internos ou externos, houve um salto em produtividade, porém, também teve início a preocupação com a segurança destes dados para além das fronteiras dos escritórios. As ameaças virtuais estão rondando, por isso, é importante se preparar.

Segundo um relatório divulgado em março pela Trend Micro, o Brasil é o segundo país com maior número de ataques ransomware, atrás apenas dos Estados Unidos. Esta modalidade de malware criptografa os dados no servidor, computador ou dispositivo móvel da vítima e o sequestrador pede um pagamento em criptomoedas como resgate. Caso o valor não seja pago, os dados são bloqueados ou deletados, sem a possibilidade de recuperá-los.

Com o mercado corporativo se tornando cada vez mais visado, enquanto os golpes voltados a usuários comuns têm apresentado queda, as empresas precisam redobrar a atenção com o assunto. De acordo com Gilmar Eles, da BTO, empresa ituana especializada em infraestrutura e segurança de TI, o aumento significativo no número de ataques e uma diversificação de métodos torna o trabalho de proteção muito mais difícil, mas não impossível. “Seguindo alguns passos, as empresas podem se blindar de invasões”, destaca. Confira a seguir algumas das recomendações mais eficientes:

1 – Backup

Para não depender do pagamento de resgate das informações sequestradas, mantenha o backup em dia, mas não basta criar uma rotina de backup, é preciso testar sua confiabilidade com frequência em situações de disaster recovery.

2 – Firewall

A função do firewall é manter o monitoramento de tráfego de entrada e saída e o gerenciamento de acessos internos (sites improdutivos), bloqueando a comunicação com endereços IP maliciosos, impedindo o ransomware de estabelecer a invasão.

3 – Expertise

O conhecimento dos especialistas garante a eficiência das tecnologias aplicadas e mecanismos de proteção em todas as camadas.  Assim, você pode se dedicar exclusivamente ao seu negócio enquanto quem entende do assunto cuida da TI de sua empresa.

Sobre a empresa:

A BTO é uma empresa com profissionais com mais de 20 anos de mercado especialista na segurança de dados e oferece governança completa em TI, criando soluções eficientes e personalizáveis aos clientes que se adequam à estrutura da empresa para promover resultados significativos.

 

www.bto.net.br

Telefone: (11) 3230-2112

WhatsApp: (11) 99495-8482 / (11) 98582-1036

Unidade Itu: Av. Tiradentes, 451, Sala 42 – Alto da Vila Nova, Itu – SP

Unidade SP: Rua Turiassu, 390, CJ 144 – Perdizes – SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artistas empreendedores transformam a cidade com espaços independentes de artes Pontos Turísticos de Itu Rodeio Itu Parque Maeda Trem Republicano Itu – Salto