Parque Maeda aumenta em mais de 250% o número de pés de jabuticaba

O Parque Maeda, localizado em Itu (SP), registrou crescimento de mais de 250% no número de pés de jabuticabas de sua plantação. Em 2019, a área possuía 1.100 pés; em 2021, esta quantidade avançou para 3.872 graças a investimentos expressivos do complexo de lazer. As jabuticabas são da espécie Sabará e estão espalhadas em três áreas diferentes de plantio que, juntas, totalizam 100 mil metros quadrados.   

Atualmente, há 1.100 jabuticabeiras produzindo; 2.772 pés já plantados e que produzirão daqui a um ou dois anos e 4.000 jabuticabeiras que produzirão daqui a três ou quatro anos. Futuramente, a estimativa é que o parque tenha, no total, quase oito mil pés de jabuticaba produzindo.

O passeio das jabuticabas é uma das atrações mais prestigiadas do parque. A plantação recebe famílias inteiras, casais, grupos de idosos e de amigos para saborear a deliciosa fruta diretamente do pé, à vontade, em contato com a natureza, além de poder levar para casa por um preço bastante acessível. 

A plantação do Maeda já chegou a produzir 2,5 toneladas de jabuticabas. A produção é tamanha que, comumente, além de realizar os passeios e oferecer o consumo para seu público interno, o parque comercializa os frutos para centrais de abastecimento como, por exemplo, o Ceasa.

Embora sejam tipicamente brasileiras, jabuticabas não são encontradas com tanta facilidade nas prateleiras dos mercados. Um dos motivos é que a produção da fruta é sazonal. Estas delícias também despertam memórias afetivas, pois remetem à infância na zona rural, onde as crianças colhem a fruta diretamente do pé.   

Plantações de árvores e plantas

As ações do Parque Maeda em prol do meio ambiente e da sustentabilidade têm gerado resultados impressionantes. O parque já plantou cerca de 3.200 árvores e plantas e tem previsão de realizar ainda mais cultivos nos próximos dias.

Além disso, em 2020, a energia solar gerada pelo local foi de 89,8 Megawatt-hora (Mwh), que equivale a quase 90 mil Kilowatt-hora (Kwh) e fez a destinação correta de 77.500 kg de lixo ao Grupo Salmeron, que realiza a trituração e extinção total dos resíduos. O Parque Maeda possui o Certificado de Preservação Ambiental do Programa Aterro Zero Salmeron. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error:
Artistas empreendedores transformam a cidade com espaços independentes de artes Pontos Turísticos de Itu Rodeio Itu Parque Maeda Trem Republicano Itu – Salto