Em live, prefeito anuncia racionamento de água

Em uma live no Facebook da Prefeitura de Itu, na manhã desta quinta-feira (6), o prefeito Guilherme Gazzola anunciou racionamento de água na cidade, no período noturno. O Chefe do Executivo falou sobre a diminuição de pressão nas redes em vários bairros, com interrupção total em condomínios residenciais e nos bairros abastecidos pelo Sistema Itaim.

Nas últimas semana, muita gente tem reclamado de dias sem água em diversos bairros. Os vereadores abordaram o assunto durante a Sessão de ontem.

Confira abaixo os bairros afetados:

– condomínios residenciais terão abastecimento interrompido a partir das 22h;

 – redução noturna na pressão na ETA Rancho Grande, que afetará 80 bairros;

– o abastecimento também será afetado no bairro São Luiz e bairros vizinhos, à noite. Segundo o prefeito, será desligada a bomba pressurizadora, diminuindo a pressão da rede.

– a água será desligada, após as 22h,  nos bairros abastecidos pelo Sistema Itaim: Potiguara, Chácaras Ipê, Jardim Oliveira, Bom Viver, Santa Inês, Chácara Flórida, Vila Real, Uderico Ferrari e Itaim Guaçu.

Estiagem

Ele informou que estamos no começo da estiagem, e que em abril houve uma redução de 66% de chuvas, com relação em média dos últimos dez anos. Gazzola também destacou que as hidrelétricas já estão  usando a bandeira vermelha.

“Estamos em estado de atenção”, afirmou. Um gráfico mostra os mananciais de toda a cidade, com a capacidade atual de cada um.

Ele voltou a falar que a cidade tem segurança hídrica, mas que isso não é garantia de abastecimento, e que a falta de água é culpa  do “desequilíbrio climático”.

Prefeito também citou as obras que estão sendo realizadas:

  • Poços para abastecer a região do Parque Industrial
  • Instalação de macromedidores para monitorar as perdas na rede
  • Oito quilômetros de rede no Bairro Brasil
  • Ampliação do ETA Rancho Grande  

4 thoughts on “Em live, prefeito anuncia racionamento de água

  • 6 de maio de 2021 em 12:24
    Permalink

    Tava demorando! Aqui no Mayard já faz tempo que estão desligando o abastecimento de água à noite. Estão querendo enganar a quem?

    Resposta
  • 6 de maio de 2021 em 13:18
    Permalink

    Se arrumassem os vazamentos que tem pela cidade ajudaria bem. Infelizmente a gente liga e eles não vão arrumar.

    Resposta
  • 6 de maio de 2021 em 15:02
    Permalink

    Cinismo desse prefeito vira-casaca. No Portal Vila Rica esses “cortes” são constantes… Mentira isso de que vai cortar só as 22 horas. Na hora do almoço já não tem mais água. E temos a construção do prédio da MRV (Império de La Castele) e o Villa de Trento que estão a todo vapor com a “desculpa” que eles deram contra-partida que ajuda o município. Ambos os empreendimento vão ter caixas d’água gigantes. E de onde vai vir a água para abastecer essas caixas?? Do mesmo lugar de onde agora não tem água porque não fazem o aumento significativo da capacidade de armazenamento quando ocorre as chuvas. Na verdade Itu não tem reservatórios água, o tem são “poças” que não aguentam 1 mês sem chuva. E esses hipócritas vem falar que é culpa da estiagem.

    Resposta
  • Pingback: Sem água no Natal: moradores relatam torneiras secas apesar do prefeito ter anunciado que teria água » Agenda Itu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error:
Artistas empreendedores transformam a cidade com espaços independentes de artes Pontos Turísticos de Itu Rodeio Itu Parque Maeda Trem Republicano Itu – Salto