“Será que já estamos vivendo um racionamento?”, questiona vereador Eduardo Ortiz

Os vereadores da Câmara de Itu, durante a Sessão Ordinária desta terça-feira (4), questionaram sobre reclamações dos moradores sobre falta de água e também problemas com esgoto.

Galvão disse ter recebido durante o último fim de semana mais reclamações. O Condomínio Ilha do Sol, segundo o vereador, ficou cinco dias sem abastecimento, e o Villágios D’Itália de 2 a 3 dias. O Jardim Alberto Gomes e o Vila Progresso também passaram por oscilações em períodos do dia sem água. Galvão afirmou ainda haver abertura de vários protocolos, mas também a falta de gestão dessa crise hídrica, sem um retorno ao consumidor que abre o protocolo e fica sem resposta. E ainda finalizou o assunto pedindo que com o novo superintendente, a população possa ter informações sobre o que de fato está acontecendo por direito.

Maria do Carmo disse ter recebido reclamações a respeito de reparos e manutenções, na região do Pirapitingui, onde canos estouram e fica vazando água limpa e tratada por 3, 4 dias e ninguém vai consertar.

Patrícia da Aspa (PSD) também falou sobre a falta d’água nos bairros Rancho Grande e Vila Prudente de Moraes, e leu trechos de um apelo de uma moradora, que dizia ligar para a CIS e ouvir que “está em manutenção” ou “simplesmente não sabem”, e que a moradora relatou que chega em casa e a água está frequentemente “fraca”, há muito tempo. 

Eduardo Ortiz (MDB) relatou que moradores do Condomínio Ilha do Sol foram fazer uma manifestação em frente a CIS no domingo à noite, e não foram atendidos, mas que o superintendente ficou de recebê-los na segunda (3), a tarde, e os mesmos tiveram a resposta que não há nada de errado e está tudo em ordem, que seriam apenas problemas técnicos, segundo comentou o vereador. “Será que já está acontecendo um racionamento e a empresa não divulgou?”, indagou Ortiz.

E ainda mencionou que moradores do Condomínio Campos de Santo Antônio relataram que as contas de água dobraram no último mês, e que eles questionam isso, já que a falta de abastecimento é constante. O Condomínio Garden Ville também enfrenta dificuldades de abastecimento segundo o edil, sem água desde a quinta-feira (a rede teria sido liberada na segunda-feira, mas ainda na terça faltava água por falta de pressão), na qual o registro da caixa do Condomínio fica fechado e a CIS teria o controle.

Ortiz questionou como será a questão de abastecimento com o aumento de empreendimentos novos na cidade e ressaltou que na próxima quinta-feira (6) haverá uma live com transmissão pelo Facebook oficial da Prefeitura, às 11h30, com o tema “Abastecimento de Água em Itu”. E disse esperar que o motivo não seja para anunciar racionamento, mesmo que já esteja acontecendo extra oficialmente.

Vazamento de esgoto

Ortiz também levantou a questão de vazamento de esgoto na rua Joaquim Mendes Rufino, no bairro Itaim, que segundo o edil, o caso é caracterizado como crime ambiental, pois o vazamento estaria correndo direto para o Itaim, onde ocorre a captação de água para o abastecimento de parte da cidade. “São 5 dias com esgoto escorrendo para dentro do Itaim, sem que a CIS tome nenhuma providência (…) a pouca água que a cidade tem, agora contaminada por esgoto?”, pontua. E ainda concluiu o assunto questionando onde está a agência reguladora.

Na sessão, também foram discutidos o transporte público, com lei do Executivo, e uma CEI da Santa Casa.

2 thoughts on ““Será que já estamos vivendo um racionamento?”, questiona vereador Eduardo Ortiz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artistas empreendedores transformam a cidade com espaços independentes de artes Pontos Turísticos de Itu Rodeio Itu Parque Maeda Trem Republicano Itu – Salto