Nova empresa assume merenda escolar em Itu

Prefeitura de Itu encerrou contrato com a Nutriplus no último dia 27

Após encerrar, na última sexta-feira (27), o contrato com a empresa fornecedora da merenda escolar em Itu, Nutriplus Alimentação e Tecnologia Ltda, a Secretaria Municipal de Educação anunciou nesta terça-feira (31), que uma nova empresa foi contratada.

De acordo com informações do jornal Periscópio, a ALX Serviços será a responsável pelo fornecimento da merenda escolar aos alunos das escolas municipais, por meio de contratação emergencial com vigência de 180 dias e sem reajustes de valores.

A reportagem ainda informa que as merendeiras serão recontratadas pela nova empresa, porém elas entrarão na justiça para receber os direitos trabalhistas da Nutriplus.

O prefeito de Itu, Guilherme Gazzola (PL), manifestou sobre o assunto em rede social. “Hoje a nossa equipe nota 1000 da Secretaria de Educação fez a transição para a nova empresa que cuidará da merenda dos nossos alunos. Melhor qualidade, manutenção dos profissionais antigos e bloqueamos o dinheiro da empresa anterior para garantir direitos trabalhistas. Parabéns, Plinio Bernardi Jr., e todos aqueles que abriram mão do seu final de semana para trabalhar para a população”.

O Jornal de Itu já havia abordado o assunto quando em 11 de maio, a Prefeitura de Itu publicou um decreto requerendo os bens móveis da Nutriplus visando atendimento de necessidade pública urgente e transitória.

De acordo com o documento, havia um risco iminente na manutenção da alimentação escolar dos alunos atendidos na rede.

Região

As merendas escolares das escolas municipais de Salto e Indaiatuba também são fornecidas pela Nutriplus, e as cidades, assim como Itu, enfrentam problemas com descumprimento contratual.

Em Salto, a Prefeitura Municipal também encerrou o contrato, e desde o dia 23 de maio a Soluções Serviços Terceirizados é responsável pelo serviço de alimentação nas escolas municipais.

Segundo a nota, a empresa passa a cuidar das 45 unidades escolares e, para isso, montou uma equipe composta por 105 colaboradores na produção da alimentação escolar, estrutura logística, nutricionistas supervisores e administrativo.

O documento ainda informa que “diferentemente do que acontecia até então, a partir de agora, as refeições são preparadas na própria escola, o que diminui o risco de contaminação, uma vez que o intervalo de tempo entre a produção e a distribuição é menor. Ainda há melhora na apresentação do que é servido, com o aumento de variedade no cardápio”.

Também afirma que “foi feita melhorias na estrutura das cozinhas de todas as escolas da cidade e aumento na quantidade de mão de obra de merendeiras e nutricionistas para garantir a pontualidade na distribuição da alimentação”.

A Prefeitura ainda salientou que os cardápios para os estudantes saltenses foram totalmente restruturados para atender a nova Legislação de Alimentação Escolar (Resolução nº 06, 08 de maio de 2020), o que restringe a oferta de alimentos ultraprocessados.

Indaiatuba

Apesar de Indaiatuba enfrentar problemas com o fornecimento alimentar, a mesma mantém a Nutriplus enquanto não contrata uma nova empresa.

A Administração informou que a Nutriplus tem deixado desde o início deste ano de atender de forma integral o contrato com a Prefeitura, o que prejudica a alimentação de estudantes e limpeza das cozinhas.

Em nota a Prefeitura afirma que “a Secretaria de Educação nesse período já emitiu mais de 500 notificações e aplicou R$105.000,00 em multas à Nutriplus. Diante dos fatos e preocupada com a alimentação dos alunos, a Secretaria já trabalha na documentação para abertura de uma nova licitação. Vale ressaltar que com as notificações e multas aplicadas à empresa, ela está impedida de participar do certame”.

O documento também informa que uma licitação tem prazos estipulados por lei, e que por isso o processo deve ser concluído no mês de agosto deste ano. “Até que isso aconteça os gestores municipais têm acompanhado a situação, diariamente, em cada uma das unidades escolares, e está em contato permanente com a atual fornecedora para que ela honre com seus compromissos”, informa.

Nutriplus

A redação do Jornal de Itu tentou contato com a assessoria de imprensa da Nutriplus Alimentação e Tecnologia Ltda por diversas vezes, e até o fechamento desta reportagem não obteve retorno.

(Texto: Denise Katahira)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error:
Artistas empreendedores transformam a cidade com espaços independentes de artes Pontos Turísticos de Itu Rodeio Itu Parque Maeda Trem Republicano Itu – Salto