Mariana D’Andrea quebra recorde e conquista primeiro título Mundial do halterofilismo brasileiro

A campeã paralímpica Mariana D’Andrea, 25, conquistou o primeiro ouro do Brasil em um Campeonato Mundial de halterofilismo neste sábado, 26, em Dubai.

A ituana também se tornou dona da maior marca do mundo na categoria até 79kg, ao suportar 151 kg em seu terceiro movimento, último de um duelo acirrado até o final.

O Campeonato nos Emirados Árabe começou na terça-feira, 22, e vai até 30 de agosto no hotel Hilton Habtoor City, onde as delegações estão hospedadas.

A delegação é formada por aqueles que alcançaram os índices estabelecidos pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) durante a Primeira Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa, em março, e o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa, em abril, ambas no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

O ouro de Mariana, que havia sido vice-campeã na Geórgia em 2021, mas na categoria até 73 kg, veio após uma disputa quilo a quilo com a nigeriana Bose Omolayo, até então líder do ranking na categoria até 79 kg.

Mariana encerrou a primeira rodada com 141 kg levantados, ante 140 kg da rival. Na segunda tentativa, a paulista suportou 146 kg e a nigeriana 145 kg. Depois, a nigeriana registrou a marca de 150 kg no terceiro e último movimento, colocando pressão sobre a brasileira. No entanto, a ituana ergueu 151 kg, garantiu o ouro e o novo recorde mundial.

Paris 2024

Agora, o Brasil chega a seu sétimo pódio em Campeonatos Mundiais, o terceiro de Mariana. Em provas individuais, esta foi a quinta medalha, o primeiro ouro.

“Eu estava muito bem, meus treinamentos vinham evoluindo e eu me sentia cada vez mais preparada. Depois que fui campeã paralímpica, sabia que poderia brigar com as meninas a qualquer hora e já estava pronta para ser campeã mundial, que era um sonho”, afirmou Mariana, que nasceu em Itu e tem baixa estatura.

A paulista atribuiu sua conquista a uma preparação intensa. “Na hora em que eu vi as primeiras pedidas, vi que estava à frente dela [Bose]. Conforme ela acertou os movimentos, entendi que eu precisava fazer também. Quando o Val [técnico Valdecir Lopes] disse que faríamos 151kg, fiquei tranquila, pensei que estava preparada e poderia fazer esse movimento, eu acreditei que estava pronta. Foi uma briga muito legal”, afirmou.

Mariana, que havia conquistado seus principais títulos até agora na categoria até 73 kg, estreou internacionalemnte na categoria até 79 kg em Dubai. O objetivo dela e de seu treinador, Valdecir Lopes, é garantir marcas nas duas categorias para poder escolher em qual delas competir nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

(Foto: Comitê Paralímpico Brasileiro)

2 thoughts on “Mariana D’Andrea quebra recorde e conquista primeiro título Mundial do halterofilismo brasileiro

  • 26 de agosto de 2023 em 19:09
    Permalink

    Tenho muito orgulho desta ituana, ela merece este e muitos outros titulos que ela venha a conquistar. Parabéns Mariana!!!!

    Resposta
  • 27 de agosto de 2023 em 08:56
    Permalink

    Parabéns pelo excelente desempenho. Sucesso!!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error:
Artistas empreendedores transformam a cidade com espaços independentes de artes Pontos Turísticos de Itu Rodeio Itu Parque Maeda Trem Republicano Itu – Salto