Alerta: consumidores prestam queixa de golpes de sites e cartões

Na última segunda-feira (16), uma mulher de 45 anos, moradora da Vila Santana em Itu – registrou boletim de ocorrência após seu cartão ser usado de forma indevida. Segundo o documento, a vítima percebeu uma movimentação financeira estranha entre os dias 14/02/2022 à 27/04/2022 em seu cartão. As compras foram feitas em um aplicativo de fastfood. O prejuízo, segundo a mulher, chega a R$ 355,11, entretanto, ela relata que desconhece as compras feitas pela internet.

Outro golpe foi registrado por um morador do Presidente Médice, em Itu. A vítima diz que em um site de vendas pela internet, se interessou em um produto. Após a compra ser realizada, o pagamento foi realizado com sucesso: R$ 8.180,00 pelo produto. Os dias se passaram e a mercadoria não veio. Na delegacia, a vítima foi orientada dentro do prazo decadencial de seis meses para manifestar-se sobre a situação em âmbito judicial.

Prevenção

O Jornal de Itu fez uma série de matérias explicando como se prevenir de cada golpe e o que fazer se for vítima.

O advogado Diego Peixoto, especialista em Direito Eletrônico, falou sobre o que fazer em caso de danos morais, chantagem sexual, sequestro de dados, falsos empréstimos, sites falsos, clonagem de Whatsapp e o golpe do boleto falso. Se você perdeu, só clicar em cada tema e ver como proceder.

(Rick Caetano)

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