Dória  corta verba e Polos Guris devem fechar

O governador do Estado, João Doria (PSDB), anunciou em janeiro um decreto onde prevê uma redução no orçamento da Secretaria Estadual de Cultura em cerca de 23%.  O governo estadual é o principal mantenedor do Projeto Guri, que ministra aulas de música para cerca de 600 mil crianças em todo o Estado.

Por isso, a diretora executiva da Associação Amigos do Projeto Guri enviou uma nota para as prefeituras, que também são parceiras do projeto, anunciando que “lamentamos informar que o polo localizado em seu município irá fechar no dia 29 de abril de 2019”.

Nesta sexta-feira, 29, os polos de Itu e Salto hoje não tiveram aula, e uma reunião emergencial foi marcada, onde, segundo informações, os funcionários assinaram o aviso-prévio.

Em Salto, o Projeto Guri atende 205 alunos e alunas desde 2006 nos períodos de contra turno escolar com os cursos de violão, cavaco, percussão e canto coral.

Em Itu, são 100 alunos e alunas que estão matriculados(as) nos cursos de violino, viola erudita,  violoncelo, contrabaixo acústico,  iniciação musical e canto coral.

Em sua página no Facebook, a coordenadora do projeto nas duas cidades, Thais Aretha, fez um desabafo nas redes sociais pedindo mobilização para pais e alunos: “Quase mil funcionários demitidos! Mais de 60 mil alunos não terão mais aulas!!! Arte e educação é investimento e não custo, não é gasto. Quando nossos dirigentes vão entender isso? E quem sofre com isso são as crianças, as famílias, o trabalhador, o artista… #SalvemOGuri #NãoDeixemACulturaMorrer #ProjetoGuri

Por favor vamos no mobilizar para que isto não aconteça e nossas crianças e adolescentes não percam a oportunidade de aprender e fazer música!  Liguem na ouvidoria da Secretaria de Cultura e peçam para não fecharem o Guri! Compartilhem nas redes sociais! #ficaguri #projetoguri #somostodosguris. Vamos nos mobilizar, famílias!!!  Nosso Projeto Guri não pode acabar assim!”

(Entramos em contato com a Secretaria Estadual de Cultura, e assim que tivermos um posicionamento da mesma iremos atualizar esta matéria)

O jornalista Nelson Lisboa também fez uma matéria sobre o assunto em seu site. Leia: http://blogdonelsonlisboa.com.br/que-feio-joao-doria-estado-fecha-polo-de-salto-do-projeto-guri-e-deixara-205-alunos-sem-iniciacao-musical/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artistas empreendedores transformam a cidade com espaços independentes de artes Pontos Turísticos de Itu Rodeio Itu Parque Maeda Trem Republicano Itu – Salto