TSE aponta sete partidos irregulares em Itu

O site do Tribunal Superior Eleitoral mostra que sete partidos estão irregulares em Itu. Alguns deles anunciaram pré-candidatos ao Executivo em reportagem que fizemos na semana passada (leia aqui).

Este é o caso do PSOL, Rede e PT. Com exceção do Partido dos Trabalhadores, que permanece com o mesmo presidente, os outros também não estão com a diretoria atualizada.

No PT, o professor Anderson afirmou à nossa reportagem que o diretório estadual está enviando os documentos para a justiça eleitoral para regularizar a situação municipal.

No PSOl, a atual presidente, Michele Duarte afirmou que “tivemos problemas com a prestação de contas e entregamos alguns documentos fora do prazo. Durante esta semana iremos levar ao cartório eleitoral”.

O Rede, por exemplo, consta que o vice-prefeito Caio Gaiane ainda era o presidente.  O atual líder, Valdivino Gomes, explica que até o final de semana o site deverá estar atualizado e “tudo resolvido”.

Outros partidos que estão inativos são Avante, Patriota e PCdoB. Este último tem como presidente o ex-secretário de Esportes Carlinhos Bertagnolli.

O PRTB  local está, segundo o  site, suspenso por falta de prestação de contas desde 2018. Apesar disto, nas redes sociais consta que o cardiologista Renato Koga Cerqueira é seu presidente. Tentamos contato com o partido, mas sem retorno.

No site o Solidariedade ainda consta como sob  o comando de Ikaros Braimis Junior, que após foi para o Novo, que não conseguiu diretório municipal, e hoje não está filiado mais a nenhum partido.

Janela

O vereador Wilson da Farmácia é do Solidariedade. Ele explica que deverá sair no partido na chamada “janela partidária” que acontecerá em março, mas adiantou ao Jornal de Itu que o partido, atualmente, é da base aliada de Herculano Passos, mas não soube dizer quem estaria, efetivamente, na presidência da legenda.

O vereador Galvão é do DEM, partido em que a presidência municipal é de sua esposa, Diana. O parentesco também consta para Henrique de Paula: seu pai é presidente do PV.  Maria do Carmo Piunti e Giva constam como presidentes de seus respectivos partidos: PSC e PROS.

Thiago Gonçales está em uma posição também bem confortável: seu nome consta como vice-presidente do PL, cuja presidência era de seu pai, o secretário Adauto Gonçales, e atualmente pertence ao prefeito Guilherme Gazzola.

O vereador Luciano do Secom também irá migrar para o mesmo partido. Segundo ele, isso já estaria certo mesmo antes da mudança na presidência do partido.  Ricardo Giordani também deverá ir para o PL, assim como outros aliados de Guilherme. Rodrigo Macruz também deverá sair do PTB.

Dito Roque, que apoia o atual prefeito, faz parte do Podemos, que consta como presidente Josimar Ribeiro, ligado ao casal Herculano e Rita Passos. Normino da Rádio também está na mesma situação, já que seu partido, o PHS, foi extinto e incorporado ao partido de Dito.

A mesma saia justa está Sergio Castanheira, do PSD, cujo presidente é o ex-vereador Jabá, também apoiador de Herculano. Mané da Saúde é do Republicanos , que tem como presidente Nair Langue, ligada a Neto Belucci.

 

Bolsonaro

A cidade poderá ter um novo partido: o do presidente Jair Bolsonaro, Aliança, inclusive com campanha para filiação. Os interessados devem entrar no site aliancapelobrasil.com.br e preencher a ficha, imprimir e levar junto com o Título de Eleitor na Praça da Matriz neste sábado, 15, das 9h as 12h.

O PSL, ex-partido do presidente, voltou para as mãos de Marcos Moraes, que pretende ser candidato a vereador neste ano. O partido foi muito disputado, chegou a ficar sob o comando do Capitão Dias, e hoje esta em fogo cruzado: apoiador ou não do presidente da República? Segundo Marcos, o partido local “continua convicto de que apoiou a pessoa certa e continuará apoiando Bolsonaro”.

 

PTB

O ex-partido do prefeito Guilherme Gazzola, com a sua ida para o PL, deve sofrer uma debandada de filiados. Porém, no site do TSE, nenhuma mudança ainda foi confirmada, e ele consta ainda como presidente, assim como a diretoria é composta por alguns de seus aliados políticos.

(Conteúdo exclusivo Jornal de Itu/ Imagem: Ilustração/ Reprodução Internet/ Reportagem: Rosana Bueno) 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artistas empreendedores transformam a cidade com espaços independentes de artes Pontos Turísticos de Itu Rodeio Itu Parque Maeda Trem Republicano Itu – Salto