ETEC Martinho Di Ciero completa 60 anos sendo destaque no IDEB

Neste mês, a Escola Técnica Estadual (Etec) Martinho Di Ciero comemora seu aniversário de 60 anos. E com mais um motivo para comemorar: foi destaque no do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Ensino Médio.

“O recente resultado do IDEB reafirma que, nesses 60 anos, a Etec Martinho Di Ciero trata o ensino como algo sério e primordial. Todos os funcionários, professores e alunos, estão de parabéns por mais esse excelente resultado alcançado. Entretanto, estamos cientes que o trabalho não pára e, mesmo neste difícil período de pandemia, precisamos nos reinventar e continuar à prover um ensino de excelência, o que sempre nos destacou em nossa região”, pondera o diretor Tiago Rogério Ribeiro Pertile.

Para o jovem Adriel Renato dos Santos, 20 anos, que cursou técnico em Web na ETEC,  há realmente muito a se comemorar. “Tive grandes professores que mudaram o rumo da minha vida. Hoje eu trabalho com tecnologia por causa do curso que eu fiz, e sou muito grato a tudo que foi ensinado para mim”, diz ele, que fez o curso através da extensão no Regente Feijó.

Adriel com os colegas

“É uma vida inteira! Quando entrei era agrícola, com alojamento, hoje é uma Escola Técnica, com novos cursos” diz Selma Aparecida Guarcione, que faz parte da instituição há 23 anos .

História

Quando foi inaugurada, chamava-se Escola de Iniciação Agrícola e atendia jovens da região em regime de internato, e fazia parte da Secretaria da Agricultura e depois Secretaria de Educação.

Nas dependências da Etec de Itu há um hotel escola, salão de eventos, centro de memórias e diversos laboratórios de informática. Desde 2006, a unidade se destaca no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como a melhor escola estadual do município.

Quem lembra de grande parte dessa trajetória é a professora Luciana Francischinelli. Ela é funcionária do local há 29 anos. “Eu acompanhei muitas transformações. A escola oferecia curso de agropecuária, depois agricultura, e depois começou a abrir outros cursos técnicos”, recorda. “Quando passou a ser proibido ter animais em zona urbana, nós deixamos de oferecer cursos de agropecuária”, lembra.

Professora Luciana com colegas e alunos

Integrada ao Centro Paula Souza (CPS) em 1994, a unidade tem mais de mil alunos matriculados em cursos como Administração, Comércio, Desenvolvimento de Sistemas, Design de Interiores, Hospedagem, Informática para Internet, Logística, Meio Ambiente, Paisagismo, Secretariado, entre outros.

A professora Luciana recorda momentos marcantes da cidade e da instituição. “No tornado de 1991, parte da escola foi destruída e no outro dia alunos e professores estavam de mangas arregaçadas reconstruindo o local”, diz. Ela lembra também que quando os alunos moravam na instituição, os professores criavam vínculos muito fortes pelo grande tempo de convivências. “Muitos se tornavam quase nossos filhos”, diz. Entre eles, ela destaca Evandro Zanardo Paulin, que se formou padre e ficou famoso após participar do MasterChef 2018 como Padre Chef.

“A Etec completa 60 anos com o mesmo espírito de sua fundação: foco no pioneirismo, protagonismo e, acima de tudo, pretende ser sempre referência em ensino público gratuito de qualidade”, diz o diretor, Tiago Rogério Ribeiro Pertile. “São décadas de muito sucesso, muitas histórias, muitos cursos e um profissionalismo ímpar que envolve todos os docentes e funcionários para oferecer ensino e formação de alunos que, não raro, se destacam na área escolhida. A escola se reinventa a cada ciclo e está pronta para os desafios dos próximos 60 anos, continuando com sua excelência característica.”

Diretor Tiago: “estamos prontos para os novos desafios”

(Com informações do Centro Paula Souza/ Fotos: Arquivo Pessoal)

One thought on “ETEC Martinho Di Ciero completa 60 anos sendo destaque no IDEB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artistas empreendedores transformam a cidade com espaços independentes de artes Pontos Turísticos de Itu Rodeio Itu Parque Maeda Trem Republicano Itu – Salto