Mercado gráfico se reinventa com novas demandas

O mundo digital chegou para ficar, e com ele as demandas físicas de diversos produtos diminuíram ou até mesmo se extinguiram.  A pandemia acelerou as transformações dos últimos anos e a maneira que o consumidor age impacta diretamente na maneira como o mercado gráfico se reinventa.

Desafios e oportunidades andam paralelos, e estar atento às novas realidades do setor é fundamental.  O mercado gráfico mudou muito: houve uma diminuição muito grande em revistas e periódicos, mas um aumento grande em embalagens e consumíveis. Papeis de reflorestamento e reciclado também estão tendo uma grande demanda nos dias atuais.

As empresas que não ficaram na mesmice ou empacadas com as ideias antigas conseguiram se manter, hoje a gráfica precisa abrir mais seu leque para atender diferentes ramos e em quantidades muito variadas, desde pequenas a grandes tiragens. Ficar em um só segmento pode ser fatal para os negócios.

O ramo também passou a atender as empresas que passaram a fazer seus relatórios para os funcionários e pontos de vendas, fazendo com que a área gráfica precisasse de ajustes, e novos produtos para suprir os antigos que foram se extinguindo.

Não podemos brigar com o digital, mas andarmos em sintonia com as inovações e investir em novas tecnologias, pois o mundo gráfico ainda tem muito o que se desenvolver.  

  • Giovani Guarnieri. Na área gráfica há 22 anos, o profissional de 40 anos entrou como auxiliar de produção e atualmente é sócio de uma gráfica em Itu.

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