Museu Republicano de Itu abre inscrições para curso online sobre alimentação e seus significados

O Museu Republicano de Itu está com as inscrições abertas para o curso online “A alimentação e seus múltiplos significados: dos artefatos aos menus”, que será realizado de 9 a 12 de novembro por meio da plataforma Google Meet, ministrado pelaProfa. Dra. Eliane Morelli Abrahão.

São 120 vagas, gratuitas, e as inscrições podem ser feitas por meio do site uspdigital.

usp.br/ apolo – selecione a unidade Museu Paulista (São Paulo). O prazo de inscrição vai até 30 de outubro ou até o encerramento das vagas.

De acordo com a Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego, supervisora do Museu Republicano de Itu, o curso vai apresentar diferentes tipos de fontes e metodologias relativas à história da alimentação por meio do acervo da própria instituição.

“Vamos aprofundar a discussão do papel da alimentação na criação de signos sociais e sua imbricação com as questões materiais – os utensílios do fazer e consumir, móveis e objetos”, explica a supervisora.

Abaixo, confira o conteúdo completo do curso.

Dia 9/11 – das 19h00 às 21:00h

Aula 1 – Apresentação do curso.

A Alimentação nas Ciências Humanas e a Cultura Material.

Dia 10/11 – das 19h00 às 21:00h

Aula 2 – Fontes para o estudo da alimentação (artefatos, mobília, cadernos e livros de receitas, cardápios).

Dia 11/11 – das 19h00 às 21h00

Aula 3 – Comida e condição social.

Dia 12/11 – das 19h00 às 21h30

Aula 4 – Espaços e consumos alimentares e Avaliação do Curso

História do Museu Republicano – O Museu Republicano “Convenção de Itu” foi inaugurado pelo Presidente do Estado de São Paulo, Washington Luis Pereira de Sousa, a 18 de abril de 1923 e desde então subordinou-se administrativamente ao Museu Paulista que, em 1934, tornou-se Instituto complementar da recém-criada Universidade de São Paulo e a ela se integrou em 1963.

É uma instituição científica, cultural e educacional, especializada no campo da História e da Cultura Material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil.

Encontra-se instalado em sobrado histórico em Itu, erguido nas décadas iniciais do século XIX, e que se tornou residência da família Almeida Prado. Foi nesse local que se realizou, em 18 de abril de 1873, uma reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do país e que, posteriormente, se transformou na famosa Convenção Republicana de Itu, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.

One thought on “Museu Republicano de Itu abre inscrições para curso online sobre alimentação e seus significados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artistas empreendedores transformam a cidade com espaços independentes de artes Pontos Turísticos de Itu Rodeio Itu Parque Maeda Trem Republicano Itu – Salto