PepsiCo implanta tecnologia com economia de 12 milhões de litros de água em Itu

Município em situação de escassez hídrica será beneficiado com a economia de 60% do recurso hídrico da fábrica

Apesar do início da temporada de chuvas, o Brasil segue enfrentando uma grave crise hídrica, que impactou não só o abastecimento de água das cidades e o aumento dos custos de água e de energia, mas também a geração de energia e as hidrovias em diversas regiões.

A questão da gestão de recursos hídricos é um tema cada vez mais latente diante das últimas previsões climáticas, que demonstram que as chuvas da primavera, e até do verão, podem não ser suficientes para normalizar os reservatórios de água e das hidrelétricas do país, de acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Nesse cenário, a PepsiCo, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, está engajada em promover de forma urgente uma gestão eficiente da água em toda sua cadeia produtiva. Em sua fábrica de Itu, por exemplo, a companhia implementou um dos sistemas mais modernos do mundo para reuso de água: o MBR. O tratamento inovador já vem economizando 60% dos atuais 12 milhões de litros de água consumidos pela fábrica por mês.

Na prática, deixam de ser gastos 12 milhões de litros de água mensais, ou o equivalente a aproximadamente cinco piscinas olímpicas. Esse volume significativo de água ficará à disposição da população de Itu, sendo essencial para o enfrentamento do cenário hídrico da região.

Sistema biológico

O método de reuso MBR já é utilizado pela PepsiCo com sucesso em cinco plantas da América Central e em uma na América do Norte. A tecnologia utiliza os chamados biorreatores com membranas (o MBR), um sistema biológico completo em que membranas de ultrafiltração fazem parte do processo de digestão de matéria orgânica nos efluentes. Os parâmetros de qualidade da água resultante do processo seguem rigorosamente as normas de potabilidade de água preconizadas pelo Ministério da Saúde.

Além da economia de água, a PepsiCo também deixará de impactar o sistema público de tratamento de efluentes (de água e esgoto) de Itu, pois os efluentes da fábrica serão tratados na própria planta. “Hoje já temos todas as nossas plantas no Brasil com zero aterro, ou seja, todo o nosso resíduo recebe uma destinação diferente do envio a aterro sanitário – são reciclados ou reutilizados – e queremos chegar também ao impacto hídrico positivo não só no Brasil, mas na PepsiCo em todo o mundo“, pontuou Alexandre.

Em termos práticos e concretos, a PepsiCo vem definindo metas de economia de água e trabalhando firmemente para superá-las em todas as etapas de sua cadeia de valor, desde o campo até as suas fábricas, em um processo que contempla do agronegócio até o produto final.“, afirmou Alexandre Carreteiro, Presidente da PepsiCo Brasil Alimentos. “Definimos a redução do consumo de água de 25% em relação ao que era consumido em 2015 e essa meta foi já atingida no final de 2018. Agora, continuamos trabalhando para fomentar um impacto socioeconômico positivo nos locais onde atuamos, por essa e pelas próximas gerações, no Brasil e em todo o mundo”, complementou.

One thought on “PepsiCo implanta tecnologia com economia de 12 milhões de litros de água em Itu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error:
Artistas empreendedores transformam a cidade com espaços independentes de artes Pontos Turísticos de Itu Rodeio Itu Parque Maeda Trem Republicano Itu – Salto