Escola Estadual Regente Feijó comemora 90 anos

Neste 16/05/2022, a EE Regente Feijó, em Itu, comemorou seus 90 anos de história. As festividades iniciaram logo pela manhã com apresentação famosa e histórica Fanfarra que percorreu as ruas centrais, acompanhada do público presente.

O Evento contou com a presença de Autoridades, Convidados Especiais, sendo Professores e Funcionários que atuaram na Instituição de Ensino e Ex Alunos que fizeram a história do então conhecido Colégio Estadual Regente Feijó.

Estiveram presentes, Gestores, Professores, Funcionários, a Equipe da Diretoria de Ensino e Alunos para comemorarem e apreciarem as apresentações realizadas no Salão Nobre e visitarem o Memorial da Escola

História

 O Regente foi o terceiro Colégio secundário de todo o Estado de São Paulo. Em 16 de maio de 1932 foi instalado no antigo prédio da Prefeitura Municipal, situado na esquina da Rua dos Andradas com a Rua Dr. José Elias, o Ginásio Estadual de Itu. A data de instalação foi adotada como o de fundação da escola. Através do Decreto n. 14.897, de 30 de julho de 1945, o então Colégio Estadual de Itu foi denominado Regente Feijó.

Em 1947 foi criada uma Escola Normal, através do decreto-lei n. 16.912, de 14 de fevereiro de 1947, anexa ao Colégio Estadual Regente Feijó.
Em 24 de Abril de 1949 foi inaugurado o edifício do Colégio e Escola Normal Regente Feijó pelo então Governador do Estado Adhemar de Barros.
Com a Implementação da Lei 5.692/71, que reestruturou a Rede Oficial de Ensino no Estado de São Paulo em 1º e 2º grau, o Instituto de Educação Estadual Regente Feijó transformou-se em Escola Estadual de 1º Grau Regente Feijó.
Em 1983 a Escola voltou a receber o ensino secundário, tornando-se Escola Estadual de Primeiro e Segundo Grau Regente Feijó. Nos anos noventa, com o desencadeamento do processo de municipalização do ensino fundamental I, a Escola diminuiu pouco a pouco as salas de ensino primário, até extingui-las e tornar-se Escola Estadual Regente Feijó, oferecendo apenas o ensino fundamental II (5ª a 8ª série) e médio.
Recentemente a Escola passou a incorporar o Centro de Línguas, que oferece curso de línguas para alunos da rede pública de ensino de toda a cidade de Itu, contando com mais de quatrocentos alunos. Além disso, uma parceria foi firmada com o Centro Paula Souza, transformando algumas salas de aula em extensão da Escola Técnica Martinho Di Ciero. No ano de 2012, justamente no ano das comemorações dos oitenta anos, a Escola Estadual Regente Feijó passou a possuir uma turma de Ensino Técnico Integrado ao Médio cursando a formação técnica de Informática para Internet.

(Informações e foto: Diretora Regional de Ensino/IBGE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error:
Artistas empreendedores transformam a cidade com espaços independentes de artes Pontos Turísticos de Itu Rodeio Itu Parque Maeda Trem Republicano Itu – Salto