Exposição sobre acessibilidade cultural integrará programação do Interfoto 2022

Mostra foi prorrogada até o final de julho com o intuito de estar no festival de fotografia

A exposição “O ato fotográfico acessível, subversivo e sua transversalidade cultural”, disponível para apreciação no Museu da Energia de Itu desde janeiro, integrará a programação do Interfoto 2022.

Idealizada pelos fotógrafos Alex Gimenes e Renan Nakano com curadoria de João Kulcsár e Edgar Jacques, a mostra conta com mapa, sinalização e piso tátil, vídeo guia e texto de curadoria em Libras, audiodescrição e áudio mediação que estará disponível através de QR codes ou através de dispositivo reprodutor de áudio para uso individual.

Traz 10 imagens, as quais retratam uma área cultural. Além das fotografias, os visitantes têm acesso também a alguns objetos e esculturas táteis que integraram a imagem junto a cada modelo.

Para Renan, é uma alegria imensa e de suma importância a participação da mesma no Interfoto: “O Interfoto é um dos principais festivais de fotografia do Estado de São Paulo e atrai participantes de todo o país. Já participamos de outras edições como palestrantes e é uma honra para nós nesta edição, estarmos presentes também com essa exposição, que tem tudo a ver com o festival. A acessibilidade deveria estar presente em todo lugar”.

Realização – A exposição foi contemplada no Programa de Ação Cultural (PROAC) 09/2020 (edital de apoio à produção de exposições inéditas de artes visuais de São Paulo) e estará aberta para visitação em Itu até o dia 31 de julho de 2022. Tem apoio de algumas empresas parceiras. 

Anteriormente, de outubro de 2021 ao início de janeiro de 2022, a exposição foi exibida no Museu da Energia de São Paulo. 

One thought on “Exposição sobre acessibilidade cultural integrará programação do Interfoto 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artistas empreendedores transformam a cidade com espaços independentes de artes Pontos Turísticos de Itu Rodeio Itu Parque Maeda Trem Republicano Itu – Salto