Vereador de Sorocaba acredita que há muito esgoto sendo despejado em Itu

O grande volume de esgoto lançado no Córrego Tapera Grande em Itu, que causa danos ambientais na região do Cajuru, em Sorocaba, é objeto de preocupação do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), que, há décadas, vem pedindo a despoluição do córrego. Por meio de novo requerimento na Câmara Municipal de Sorocaba, destacado e aprovado na manhã de quinta–feira, 21, o vereador volta a tratar do assunto.

“O lançamento de esgoto no córrego na região do Pirapitingui forma pequenos lagos ao longo do córrego, que exalam um cheiro fétido insuportável, prejudicando a população do Cajuru”, afirma João Donizeti, que, por meio do requerimento, solicita informações da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) sobre as providências tomadas para resolver o problema de poluição do córrego, que nasce na cidade de Itu, desembocando no Rio Pirajibu, nos fundos do Condomínio Campos do Conde, no Bairro do Éden.

Em seu requerimento, João Donizeti afirma que o Tapera Grande recebia a carga de esgoto de aproximadamente 85 mil pessoas, sendo 60 mil do bairro Pirapitingui, na cidade de Itu, e 25 mil pessoas do bairro Cajuru, na cidade de Sorocaba.

“Há décadas lutamos pela despoluição do córrego e, com a implantação do emissário de esgoto e o início da operação da Estação de Tratamento de Esgoto do Parque Vitória Régia, em 2017, o Tapera Grande deixou de receber a carga de esgoto da cidade de Sorocaba, mas continua recebendo esgoto da cidade de Itu”, explica.

MP

João Donizeti lembra que existe um Termo de Ajuste de Conduta celebrado em 2008 entre o Ministério Público do Estado de São Paulo e a concessionária Águas de Itu, com o objetivo de evitar o despejo de esgoto in natura no córrego, mas continua ocorrendo o despejo. “O córrego, de tão poluído, parece um rio de petróleo e as poças que se formam em suas margens propicia a proliferação de mosquitos da espécie Culex, que se cria só em águas poluídas e atormentam os moradores do Cajuru e região”, afirmou o vereador ao destacar o requerimento em plenário.

Em razão desses problemas, o vereador João Donizeti, por meio do requerimento, quer saber da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) como está a situação do despejo de esgoto no Córrego Tapera Grande, tendo em vista o Termo de Ajustamento de Conduta que foi celebrado. E indaga se existe um prazo máximo para a cidade de Itu realizar definitivamente a coleta do esgoto que é lançado no Córrego Tapera Grande.

O Jornal de Itu já repercutiu esse assunto há três anos. A foto desta matéria é reprodução de uma reportagem do Jornal Cruzeiro do Sul.

2 thoughts on “Vereador de Sorocaba acredita que há muito esgoto sendo despejado em Itu

  • 27 de setembro de 2023 em 15:04
    Permalink

    Aliás aqui no centro da cidade no jd.santa Tereza tem esgoto.a céu aberto que nem o CIS ou prefeitura consegue ou não têm interesse resolver.
    A prefeitura cuida de embelezar a cidade
    Pinturas faixas, florzinhas na Floriano
    Peixoto, etc…deixa a sujeira em baixo
    do tapete….

    Resposta
  • 27 de setembro de 2023 em 15:14
    Permalink

    Ele já deve ter certeza!
    E é a mais pura verdade, é só andar pelos arredores da cidade, em rios e córregos que corta a cidade

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artistas empreendedores transformam a cidade com espaços independentes de artes Pontos Turísticos de Itu Rodeio Itu Parque Maeda Trem Republicano Itu – Salto