Itu registra mais de 700 casos de dengue em janeiro

A cidade de Itu registrou, até o dia 31 de janeiro, 728 casos de dengue. O número é mais da metade de todos os casos registrados na região de Sorocaba, e representa um aumento de  7.000% comparado a janeiro do ano passado.

Apesar do número da doença ter aumentado em diversos locais do Brasil, devido às chuvas com ondas de calor, o aumento em Itu é muito além de outras cidades. Salto, por exemplo, registrou durante o mês passado 32 casos. Houve um aumento de casos, já que em janeiro de 2023 foram apenas 4 casos, mas bem menor.

Um dos bairros com mais registros é o Alberto Gomes, com mais de cem suspeitas confirmadas. Um dos focos da doença seriam águas de chuvas armazenadas pelos moradores.

O grande número de doentes e de casos suspeitos afeta também quem não tem sintomas: o movimento nas UPAs do município aumentou bastante.

“Fiquei a tarde toda para ser atendida, e a enfermeira me disse que a maioria dos casos eram dengue, por isso a demora”, contou uma leitora ao Jornal de Itu.

Prevenção

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia – quando os mosquitos são mais ativos – proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser uma das medidas adotadas, principalmente durante surtos.

Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia, como bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.

(Matéria atualizada, pois a princípio tínhamos apenas os dados registrados até o dia 27, que seriam 660, mas a Secretaria Estadual de Saúde atualizou o número)

(Foto: Agência Brasil)

One thought on “Itu registra mais de 700 casos de dengue em janeiro

  • 6 de fevereiro de 2024 em 13:39
    Permalink

    No JD Mayard já registrado vários casos de dengue, pedimos que jogue inseticidas aqui e vistoria nas casas

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error:
Artistas empreendedores transformam a cidade com espaços independentes de artes Pontos Turísticos de Itu Rodeio Itu Parque Maeda Trem Republicano Itu – Salto