Cuidados com os dentes durante a gestação                  

                 A gestação é um momento sublime na vida de toda mulher. Já é conhecida a importância do pré-natal na área médica, explicando para a gestante quanto aos cuidados da mãe e do bebê. Desta mesma maneira, na Odontologia a abordagem da criança desde seu princípio passou a ser incontestável, possibilitando transmitir para o bebê saúde bucal. Este cuidado, possibilita que a grávida tenha uma microbiota saudável, diminuindo as chances de transmissão vertical de microorganismos patogênicos da mamãe para a criança.

A grande dificuldade em “convencer” as futuras mamães a fazer essa prevenção, advém da crença de que a gestante e visita ao dentista não combinam. Pasmem!!! Isso é realidade. Pelo contrário, a gestante deve receber tratamento odontológico em qualquer período gestacional, embora o segundo trimestre seja o momento ideal, pois nesta fase, a gestante se encontra mais estável.

O ideal é sempre fazer as visitas periódicas ao cirurgião-dentista para que a gestante não seja pega de surpresa com algum procedimento mais invasivo que precise ser feito de urgência. O profissional capacitado vai saber conduzir da melhor forma possível o tratamento odontológico em uma gestante. O principal, é vocês mamães entenderem que o tratamento odontológico pode e deve ser feito mesmo na gravidez.

Em relação à procedimentos que envolvam anestesia, também podem ser realizados (dependendo do mês de gestação) e com anestésicos apropriados para a gestante. A profilaxia dental (limpeza) deve ser feita, uma vez que é constatado na literatura que a presença de bactérias causadores do tártaro dental podem levar à problemas mais severos.

Dra Iris Bincelli Seckler

CROSP 96693

Especialista em Endodontia, Mestre em Endodontia, Doutora em Clínicas Odontológicas com concentração em Endodontia e Pós Doutoranda em Endodontia.

Professora de Especialização e Mestrado na São Leopoldo Mandic.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artistas empreendedores transformam a cidade com espaços independentes de artes Pontos Turísticos de Itu Rodeio Itu Parque Maeda Trem Republicano Itu – Salto