O compromisso com a Justiça Social

Há uma diferença abissal entre a Palavra e o Ato, o Discurso e a Prática.

Governar com o olhar voltado para o povo é dever e não gesto de bondade do gestor. O sucesso da administração se realiza quando o agente público – servidor/servidora – recebe tratamento digno do governante.

Na gestão pública é fundamental que o Agente tenha condições para cumprir adequadamente seu desiderato. Com eficiência e probidade. É uma heresia se exigir do funcionalismo público o cumprimento das Obrigações, quando lhe são negados tranquilidade psicológica e condições humanas para o exercício do trabalho. Nesse contexto, o salário há de ser justo. É a contrapartida do gestor.

Fora deste contexto, ele não poderá cobrar o melhor desempenho dos subordinados. A Lei 2810/86 revela, no seu conteúdo, que é possível a retribuição justa em pecúnia, quando se governa com criatividade e visão social alargada.

Em Itu, vivenciamos um momento histórico, quando criamos benefícios dignos para o corpo do funcionalismo municipal. O Abono de Aniversário, Triênio, Salário-família em dobro, redução da Jornada de Trabalho e outros benefícios resultaram na melhoria substancial da produtividade do corpo funcional. O Orçamento era pequeno, mas havia zelo e probidade no trato do erário e Respeito ao dinheiro arrecadado dos impostos pagos pela população.

Nestes 35 anos jamais algum Tribunal mencionou inconstitucionalidade nas leis sociais criadas em nossos mandatos. Espanta-me ver o atual prefeito e o presidente do Legislativo, agirem com tão grande açodamento à mera insinuação do Ministério Público quando à ilegalidade destes pagamentos. Poxa, o MP demorou 35 anos para “descobrir” eventual ilegalidade na aplicação do “Abono Natalício”?

 Nessa marcha, logo serão anulados: Intempéries, Cesta Básica de Alimentos e outros direitos claramente consolidados. Tal pressa o prefeito de plantão não mostrou para suspender os efeitos da Lei 2060/18, quando ele criou um balaio de Cargos de Confiança e majorou salários de apaniguados.

Que o funcionalismo reaja e se defenda impedindo o cometimento deste abuso. A partir dos justos benefícios criados há décadas, o Servidor Público tem sido autêntico “SERVIDOR DO PÚBLICO”! Quem não vive para servir, não serve para viver.

  • Lázaro Piunti. Foi vereador e quatro vezes prefeito de Itu.

One thought on “O compromisso com a Justiça Social

  • 27 de fevereiro de 2021 em 16:02
    Permalink

    Gazzola exige desempenho europeu e oferece condições africanas ao servidor.
    Abusador do poder, benefícia seus aslseclals e joga não lama os servidores municipais.
    Perseguidor e ditador de seu mundinho!
    Gazzola, hipocrisia sem igual!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artistas empreendedores transformam a cidade com espaços independentes de artes Pontos Turísticos de Itu Rodeio Itu Parque Maeda Trem Republicano Itu – Salto