Dia dos Pais: 4 livros para fazer uma viagem no tempo com os carros clássicos do Brasil

Campanha especial da Disal aposta na memória afetiva e sugere como presente o encontro de duas paixões: livros e automóveis

No dia 8 de agosto é comemorado o “Dia dos Pais”. E ainda que aqui no Brasil, a data seja diferente dos outros países, é o momento de lembrar a importância dessa figura, homenagear com um gesto de carinho e encontrar a melhor forma de agradecer e reforçar a relação entre pais e filhos. Para ajudar a deixar esse momento ainda mais especial, a Disal, referência no mercado editorial, separou uma seleção com uma verdadeira viagem literária pelos carros clássicos do Brasil.

O “Dia dos Pais” passou a ter repercussão mundial a partir do início do século XX, quando a data foi institucionalizada nos Estados Unidos. O país comemorou pela primeira vez em 19 de junho de 1910, mas um ano antes a ocasião foi celebrada em uma única cidade chamada Spokane, localizada no estado de Washington.

Sonora Louis Dodd quis homenagear seu pai, Willian Jackson Smart, que era um veterano da Guerra Civil Americana e cuidou de todos os filhos após a morte de sua esposa. Ela escolheu o dia 19 de junho por ser o dia do aniversário dele. Após a data ter se alastrado pelos Estados Unidos, o presidente Richard Nixon declarou o terceiro domingo de junho como o dia oficial.

No Brasil, a primeira comemoração foi em 1953 em agosto e foi pensada e escolhida por um publicitário de maneira estratégica tanto social como comercial. Independentemente do dia, a comemoração serve para dedicar um momento especial para os papais.

Veja na seleção abaixo qual carro atende o perfil do seu pai e traz mais lembranças dos bons momentos com ele:

Clássicos do Brasil – Chevette – Rogério de Simone e Rogério Ferraresi

Lançado no Brasil em 1973, o Chevette foi pioneiro e bem-sucedido em muitos sentidos: foi o primeiro carro pequeno produzido pela General Motors do Brasil e o primeiro carro mundial da GM, tendo sido planejado para atender às exigências e demandas de vários mercados diferentes. A qualidade do acabamento e a modernidade tecnológica associadas a um preço competitivo o tornaram um sucesso em plena época da crise do petróleo. Ao longo de seus vinte anos de existência, o Chevette deu origem a diversas outras versões, além de ter ganhado várias séries especiais que se tornaram raridades.

Saiba mais:  https://cutt.ly/jQv8bgP

Clássicos do Brasil – Brasília – Fábio C. Pagotto

Um veículo pequeno, maior por dentro do que por fora. Esse foi o pedido que Rudolf Leiding, então presidente da Volkswagen do Brasil, fez a seus engenheiros em 1970. Assim surgiu o Brasília, batizado em homenagem à capital do país, lançado em junho de 1973. Desenvolvido por engenheiros brasileiros especialmente para o público nacional, o veículo foi um grande sucesso de vendas. Durante seus nove anos de existência, o carro passou por poucas mudanças e foi exportado para o México e países da África e da Ásia.

Saiba mais: https://cutt.ly/sQv8Az7

Clássicos do Brasil – Kombi – Fábio C. Pagotto e Portuga Tavares

A Kombi foi desenvolvida sobre o chassi do Fusca. No Brasil, o veículo começou a ser produzido em junho de 1957, e essa opção não foi casual o país precisava de força de trabalho, e a Kombi era o veículo ideal por sua capacidade de transporte e baixo custo. Neste livro, o leitor irá encontrar não só a história do veículo, como também diversas fotos do utilitário.

Saiba mais: https://cutt.ly/ZQv8M9G

Clássicos do Brasil – Jeep  – Marco Antônio Sonnewend

No Brasil, o Jeep começou a ser produzido em 1957, contribuindo de forma pioneira para o desenvolvimento da indústria automobilística nacional. Conheça a disputa por trás da criação dos primeiros protótipos, descubra curiosidades e confira dezenas de fotos sobre o off-road que já nasceu para fazer história.

Saiba mais em: https://cutt.ly/YQv4ybh

Sobre a Disal Distribuidora: Há mais de meio século em operação, é considerada a mais importante distribuidora de livros e materiais didáticos do Brasil para o ensino de idiomas, e, também, técnicos e científicos, de ciências humanas e sociais, literatura, autoajuda e conhecimentos gerais. Possui um catálogo com 400 editoras e mais de 400 mil títulos comercializados. Tem 18 filiais distribuídas nas principais cidades do país e um portal em que é possível encontrar todos os serviços e produtos oferecidos. Saiba mais em www.disal.com.br

3 thoughts on “Dia dos Pais: 4 livros para fazer uma viagem no tempo com os carros clássicos do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artistas empreendedores transformam a cidade com espaços independentes de artes Pontos Turísticos de Itu Rodeio Itu Parque Maeda Trem Republicano Itu – Salto