Basta !

Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
A palavra no muro ficou coberta de tinta

Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
Só ficou no muro tristeza e tinta fresca

Marisa Monte – Gentileza

Basta !

A atitude racista ocorrida em Itu é uma manifestação imoral de um cidadão que pertence a uma sociedade adoecida e que não se envergonha em discriminar abertamente um artista negro.

Mais uma vez a história se repetem quando os pobres, negros, jovens da periferia fazem sua arte como o grafite, eles são chamados de vândalos e a eles são assegurados a política do punitivismo. ( Como ser notificado a pagar  R$ 9 mil de multa por fazer um grafite em um “Tapume”).

Marginalizar e Criminalizar o grafite que uma arte urbana e periférica e jogar toda uma luta à mercê da sorte, é não entender o que e arte urbana de verdade e só olhar para seu umbigo eurocêntrico.

Me solidarizo ao irmão Adelson Andrade o Grafitu, e com todas as pessoas negras que são inevitavelmente atingidas cada vez que um episódio como esse acontece.

Neste  dia 20 de Novembro, dia da consciência negra, vamos refletir o quão devasto é o racismo estrutural na nossa sociedade.

Conciliar com quem tem esse pensamento racista e como virar a costa para os nossos.

É com total desprezo e com um enfrentamento sério ao racismo que conseguiremos uma sociedade em que fatos como este não mais ocorram.

Estaremos alerta na defesa dos direitos pela vida, pela liberdade de expressão e pela arte .

Racistas não passarão!

*Ezequiel Franco, Militante do movimento negro

One thought on “Basta !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artistas empreendedores transformam a cidade com espaços independentes de artes Pontos Turísticos de Itu Rodeio Itu Parque Maeda Trem Republicano Itu – Salto