Presidente da UNEI recebe Diploma e Medalha Zumbi dos Palmares

No dia 25 de novembro, a Câmara de Vereadores da Estância Turística de Itu realiza a sessão solene de entrega do Diploma e Medalha Zumbi dos Palmares ao presidente da UNEI – União Negra Ituana, Vicente Sampaio, popularmente conhecido como “Vicentão”. A cerimônia começa a partir das 19h30, no Plenário da Câmara.

A honraria, instituída pela Lei Municipal Nº 1306, de 22 de fevereiro de 2011, é uma parceria com a Secretaria de Turismo, responsável pela indicação do homenageado, faz parte das comemorações do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, e é destinada a pessoas que colaboram para a divulgação de vida e obra de Zumbi ou que, de alguma forma, trabalham para combater o preconceito e a segregação racial.

Apaixonado pelo Carnaval desde a infância, Vicente Sampaio fundou e presidiu, em 1978, a Escola de Samba “Em Cima da Hora”. Três anos após a inauguração, houve uma fusão com a escola de samba de Vila Roma e Vicente novamente presidiu a agremiação. Também esteve na presidência da Liga Ituana de Futebol por nove anos.

Ingressou na UNEI dez anos após a fundação e, juntamente com a diretoria, criou o estatuto da entidade e tornou-se o primeiro presidente estatutário. Ficou afastado por seis anos das atividades da UNEI após se mudar para outra cidade. Mesmo distante, acompanhou o andamento de projetos de sucesso como o Ponto de Cultura, parcerias com a FATEC e outros projetos culturais.

Agora, em seu segundo mandato à frente da UNEI, “Vicentão” segue trabalhando para concretizar o maior sonho da entidade: a construção da sede própria, para que possa ser colocado em prática o estatuto e a agenda de combate à discriminação racial, resgate da cultura africana, projetos culturais e educativos.

2 thoughts on “Presidente da UNEI recebe Diploma e Medalha Zumbi dos Palmares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artistas empreendedores transformam a cidade com espaços independentes de artes Pontos Turísticos de Itu Rodeio Itu Parque Maeda Trem Republicano Itu – Salto