Estado recomenda limite de 70% de público em grandes eventos devido aumento de internações por Covid

Anúncio foi feito pelo Governador João Doria, na tarde desta quarta-feira

O Governador do Estado de São Paulo, João Doria, anunciou nesta quarta-feira (12), que devido ao aumento dos números de casos e internações por Covid-19, que as prefeituras limitem para 70% a capacidade de público em grandes eventos como shows, festas e jogos de futebol.

“Recomendamos que as prefeituras estabeleçam a redução de 30% a capacidade de público em grandes eventos. Isso vai ficar a critério de cada cidade dependendo da situação epidemiológica do munícipio”, orienta Doria.

Ainda Doria reforçou que nos grandes eventos é obrigatório que exijam a carteira de vacinação dos frequentados, e também recomenda que seja exigida o teste PCR.

Segundo o coordenador executivo do comitê cientifico, o médico João Gabbardo, a recomendação foi necessária, pois houve um aumento expressivo nas últimas semana no número de casos e internações por Covid-19.

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, houve o registro do aumento de 58% nas internações em leitos de UTI e 99% nos leitos de enfermaria. “Os números só não são maiores devido a eficácia da vacina. Por isso, enfatizamos a importância de se vacinar contra o vírus, e reforçamos que todos aqueles que não completaram o esquema vacinal que o façam assim que possível”, disse Gabbardo.

Segundo Gabbardo, essa nova onda da Covid-19 é dos não vacinados. “Mesmo vacinados podemos transmitir a doença e precisar de internações, mas os números mostram que a maior parte dos internados são aqueles que não se vacinaram contra a doença”.

Máscaras

Diante do aumento dos números de casos e internações por Covid-19, o governador disse que o uso de máscara obrigatório em todos os ambientes, interno e externo, foi prorrogado até o dia 31 de março. “Todos precisam manter os protocolos de higienização como lavar as mãos, uso de álcool em gel, além, claro do uso das máscaras”, reforça.

Vacinação em crianças

Doria anunciou também, nesta quarta-feira, que o estado de São Paulo está pronto para iniciar a vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos, assim que as doses forem entregues pelo Ministério da Saúde. A expectativa é que as vacinas da fabricante Pfizer cheguem ao Estado nesta sexta-feira (14).

Para receber a dose é necessário que os pais ou responsáveis façam o pré-cadastro das crianças no sistema Vacina Já. Isso agiliza o atendimento na hora da aplicação.

Segundo a coordenadora geral do programa estadual de imunização, Dra, Regiane de Paula, as primeiras doses serão aplicadas no público prioritário que são crianças com comorbidades, deficiência, indígenas e quilombolas. “Para receber a vacina é necessário que os pais apresentem exames, receitas médicas, relatório médico ou prescrição médica”, explica.

A vacina Pfizer é a única aprovada pela Anvisa para a aplicação em crianças de 5 a 11 anos. A Anvisa está em processo de averiguação para aprovação da vacina Coronavac. Caso seja aprovada crianças na faixa etária de 3 a 4 anos também serão imunizadas contra a Covid-19.

One thought on “Estado recomenda limite de 70% de público em grandes eventos devido aumento de internações por Covid

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artistas empreendedores transformam a cidade com espaços independentes de artes Pontos Turísticos de Itu Rodeio Itu Parque Maeda Trem Republicano Itu – Salto