Companhia Ituana de Saneamento vai ampliar barragem da Represa Braiaiá

Após rompimento do manancial, represa será desassoreada e receberá barramento mais alto

A CIS – Companhia Ituana de Saneamento, após rompimento da Represa Braiaiá, realizou estaqueamento para desvio e represamento da água. Desta forma, é possível operar a captação com até 40 litros de água por segundo.

Agora, inicia-se o trabalho de construção de uma nova barragem – com 1,5 metros a mais que o antigo barramento. E também, haverá o desassoreamento da represa – que terá mais 2,5 metros de profundidade. Segundo a autarquia, com isso, a capacidade de reservação de água bruta será triplicada.

A Represa do Braiaiá é uma das mais antigas captações de água em Itu. Em 2022, completa 101 anos. No local, é possível extrair até 110 litros de água por segundo até a Estação de Tratamento de Água do Rancho Grande. Além disso, existe um sistema de poços ao lado do manancial que presta suporte para abastecimento dos bairros Santa Laura, Residencial Primavera e Villagios d´ Itália.

One thought on “Companhia Ituana de Saneamento vai ampliar barragem da Represa Braiaiá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artistas empreendedores transformam a cidade com espaços independentes de artes Pontos Turísticos de Itu Rodeio Itu Parque Maeda Trem Republicano Itu – Salto