Guilherme Gazzola se diz emocionado com Nova Represa Braiaiá

Manancial de Itu deve armazenar mais de 40 milhões de litros, diz CIS

A CIS – Companhia Ituana de Saneamento (CIS) inaugurou na manhã desta sexta-feira (12/08) a Nova Represa Braiaiá, que custou $ 3.539.178,67, e era para ter sido inaugurada no mês passado.  

O manancial conta com barramento de dez metros de altura, cerca de 500 metros de extensão e pode armazenar mais de 40 milhões de litros e fornecer até 110 litros de água para a Estação de Tratamento de Água Rancho Grande. Atualmente, trabalha com apenas 30% destes números e depende de chuvas para chegar a totalidade.
Inaugurada em 1921, a captação de água bruta no local é uma das principais responsáveis de abastecimento na cidade, e em  
em janeiro deste ano houve o rompimento da antiga barragem, que tinha capacidade de armazenamento de 16 milhões de litros de água.

De acordo com o superintendente da CIS, Reginaldo Santos, durante as obras de desassoreamento da represa, cinco caminhões retiraram 17m³ de terra em cada uma das dezenas de viagens realizadas diariamente. “Já o lodo presente na antiga represa escondeu minas que, agora, vertem água para a represa, o que significa mais fontes de água na Braiaiá, agora protegidas por um barramento maior e mais seguro”, destaca.

Cercado dos vereadores que o apoiam, o prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, usou um novo termo para falar do problema de abastecimento na cidade:  “gargalos hídricos” e se declarou emocionado com a inauguração da Nova Represa Braiaiá.

 “Fico emocionado com mais esta conquista, mas ciente de que existe muito a ser feito. Temos ainda outras obras em andamento na ETA Rancho Grande, vem aí a Linha 02 do Sistema Mombaça que vai atender a demanda hídrica da região Central de Itu”, conclui Gazzola, que na época do início da restauração da barragem, chegou a sugerir que munícipes que estivesse criticando o rompimento, ajudassem carregando sacos de terra.

(Com informações e foto: Assessoria CIS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artistas empreendedores transformam a cidade com espaços independentes de artes Pontos Turísticos de Itu Rodeio Itu Parque Maeda Trem Republicano Itu – Salto