Encontro regional de desenhistas urbanos começa nesta quinta


De 08 a 11 de junho Itu vai sediar o Urban Sketchers Sudeste, um encontro regional de desenhistas urbanos, com a presença de 180 participantes vindos de mais de 40 cidades dos quatro Estados da região Sudeste do Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo) e do Nordeste, além de artistas renomados, que ministrarão oficinas.

Os encontros de desenho valorizarão o cenário urbano e arquitetônico de Itu, ocorrendo em espaços como a Fábrica São Luiz, Praça Padre Anchieta, diante da Igreja Bom Jesus, Mercado Municipal, Praça do Carmo, Praça Conde de Parnaíba, Praça da Matriz, entre outros. Há duas modalidades de inscrição: Passe Livre e Passe Completo.

O conceito de desenho livre em grupos reunidos por praças, ruas, parques e casas é a proposta dos chamados Urban Sketchers. A comunidade mundial, difundida há 15 anos pelo jornalista espanhol Gabriel Campanario, que hoje reside em Seattle (Estados Unidos),  passou a existir em Itu em 2021, com a vinda da arquiteta Tereza Regina Leme para a cidade, acompanhada por dois artistas locais, Fernanda Barbi Brock e Ednan de Souza.

“Com a mudança de seus pais para Itu, Ronaldo Kurita, coordenador do Urban Sketchers São Paulo, Brasil e do Comitê Internacional propôs ao grupo a ideia de fazer o Encontro Regional Sudeste do país na cidade. E com a sugestão aceita, ele solicitou a chancela do Comitê Internacional o que foi referendado. A expectativa era a de recebermos cerca de 150 participantes, o que foi além e estamos com 180 inscrições. Além da programação normal de desenhos, teremos também oficinas com grandes artistas `Sketchers`”, destaca Tereza Regina Leme.

O Urban Sketchers Sudeste que acontece em Itu, conta com a parceria da  Prefeitura de Itu por meio de sua Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico.

 Programação


DIA 1 – 08/06 (quinta-feira) 
– Credenciamento, Encontro de Desenho 01 – das 13h às 17h no Mercado Municipal de Itu.
– Cerimônia de Abertura das 17h às 17h45 no Mercado Municipal de Itu
– Drink’n’Draw 01 (happy hour ilustrado) no Bar do Alemão  das 18h às 22h

 DIA 02 – 09/06 (sexta-feira)  
– Concentração das 9h às 10h na Fábrica São Luiz.
– Oficinas dentro e no entorno da Fabrica São Luiz das 10h às 13h
– Encontro de Desenho 02- na Praça do Carmo das 15h às 17h30
– Drink’n’Draw 02 no bares da Praça do Carmo

 DIA 03 -10/06 (sábado)
– Encontro de Desenho 03 – das 10h às 13h na Praça Regente Feijó (praça do Patrocínio)
– Encontro de Desenho 04 na Praça Conde de Parnaíba das 15h às 17h30
– Drink’n’Draw 03 no Empório Cultural dentro do Mercado Municipal

 Dia 04 – 11/06 (domingo)
– Encontro de desenho 05 e encerramento do evento das 10h às 13h na praça Padre Miguel (praça da Matriz)

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artistas empreendedores transformam a cidade com espaços independentes de artes Pontos Turísticos de Itu Rodeio Itu Parque Maeda Trem Republicano Itu – Salto