Coral Vozes de Itu inicia comemorações da Semana Santa neste sábado

Atividades integram patrimônio cultural e tradições religiosas cristãs

            Desde o mês de fevereiro o Coral Vozes de Itu está se preparando para participar das tradicionais cerimônias da Semana Santa de Itu, bicentenárias atividades promovidas pela Igreja Católica, apresentando um patrimônio musical exclusivo desta cidade. Obras compostas ao longo do século XIX se integrarão às celebrações da Paixão e Morte de Jesus.

O Coral Vozes de Itu atua na preservação do patrimônio musical de Itu desde 1995. As composições de Padre Jesuíno do Monte Carmelo, Elias Lobo, Tristão Mariano da Costa, José Mariano da Costa Lobo e José Tescari, músicos que atuaram em Itu, têm sido restauradas em parceria com o Museu da Música – Itu e trazidas à vida.  Essas obras representam a mais estável e significativa atuação musical do Estado de São Paulo, com mais de um século de produção ininterrupta e que estão presentes na cultura local. O Vozes de Itu é o único grupo coral a apresentar esse repertório.

Dentre as cerimônias, destaca-se a Procissão de Passos, tradição portuguesa realizada em Itu desde 1785 ininterruptamente, pela Ordem do Carmo, a única comunidade paulista a manter viva essa prática religiosa. Além do canto da Verônica, o Vozes de Itu participa com a execução dos Motetes de Passos.

A Associação Cultural Vozes de Itu, fundada em 1965, é uma entidade sem fins lucrativos, composta por cidadãos que acreditam no trabalho do Coral e colaboram financeiramente para manutenção do grupo.  É esta associação que oferece à cidade, graciosamente, as participações do Vozes de Itu, pois o trabalho de seus cantores é voluntário. Quem quiser fazer parte como colaborador do projeto que recupera e mantém vivo o patrimônio musical de Itu pode entrar em contato pelo e-mail vozesitu@gmail.com.

Confira a programação das cerimônias:

Ofício de Trevas – 09 de abril, sábado, 19h30

Igreja de Nossa Senhora do Carmo

Matinas de Quarta-feira Santa, de Elias Álvares Lobo (1873)

Missa do Domingo de Ramos – 10 de abril, domingo, 9h30

Paróquia Nosso Senhor no Horto e São Lázaro     

Obras de Jesuíno do Monte Carmelo, Elias Lobo e Tristão Mariano

Procissão de Passos – 10 de abril, domingo, 19h

Igreja de Nossa Senhora do Carmo

Motetes dos Passos, de José Mariano da Costa Lobo (1880)

Canto da Verônica, do Padre Jesuíno do Monte Carmelo (c. 1804)

Sermão das Sete Palavras – 12 de abril, terça-feira santa, 20h

Paróquia Nosso Senhor no Horto e São Lázaro     

As Sete Palavras de Jesus na Cruz, de Elias Álvares Lobo (1867)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artistas empreendedores transformam a cidade com espaços independentes de artes Pontos Turísticos de Itu Rodeio Itu Parque Maeda Trem Republicano Itu – Salto