AgroNotícias por Mauricio Picazo Galhardo

SEGURO RURAL

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) solicitou ao Ministério da Economia, a suplementação orçamentária de R$ 200 milhões para execução do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR). Em ofício enviado ao Ministério da Economia e à Casa Civil, a CNA informou que a liberação dos recursos é necessária para garantir aos produtores de grãos de verão (soja, milho, arroz e outros) a sua produção segurada e a manutenção da segurança alimentar da sociedade brasileira e mundial.

DEFESA AGROPECUÁRIA

Com objetivo de promover, por via educativa, a sanidade, inocuidade e qualidade dos produtos agropecuários brasileiros e de seus derivados, o Serviço de Educação Sanitária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizou, em Brasília, a 1ª Oficina de Educação e Comunicação em Defesa Agropecuária. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da Enagro, no Youtube.

BRASIL E PARAGUAI

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) do Brasil e o Ministério da Agricultura e Pecuária do Paraguai firmaram um memorando de entendimento sobre cooperação em saúde animal. O objetivo é que os dois países possam cooperar no intercâmbio de informação sobre saúde animal, na ação conjunta de vigilância epidemiológica nos municípios localizados na linha de fronteira e na ação conjunta de vigilância sanitária nos pontos de ingresso na linha de fronteira.

INDICAÇÃO GEOGRÁFICA

Cafeicultores da região de Garça (SP) estão festejando a concessão de registro da Indicação Geográfica (IG) para o produto cultivado em 15 municípios do centro-oeste paulista. A IG é uma Indicação de Procedência que reconhece a região como um dos maiores polos produtores de café do estado de São Paulo, além de vincular o produto à história e ao desenvolvimento regional. A cafeicultura é praticada por mais de 400 famílias só dessa região.

MULTIPROPÓSITO

Foi lançado, em Brasília, o modelo de plano de negócios para a instalação de um irradiador multipropósito no Brasil, tecnologia que pode contribuir para evitar o desperdício de alimentos, como frutas, e conter pragas nas lavouras. No lançamento, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcos Montes, destacou a importância de dar visibilidade ao documento. Alimentos tratados com a tecnologia de irradiação já são consumidos em mais de 60 países.  

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

A Sociedade Rural Brasileira (SRB) lança em dezembro um novo comitê em sua grade de pautas, que vai contemplar as áreas de tecnologia e inovação aplicadas ao agronegócio. Com objetivo de democratizar a informação e debater assuntos do interesse do produtor rural, a entidade mantém hoje seis comitês ou departamentos com atuação em áreas como Relações Internacionais, Jurídica, Tributária, Sustentabilidade, Pecuária (Bovinos e Suínos) e Café.

AGRO-TRABALHO

O número de pessoas atuando no agronegócio brasileiro segue avançando ao longo de 2022. Pesquisas realizadas pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, a partir de informações dos microdados da PNAD-Contínua e de dados da RAIS, mostram que, no terceiro trimestre deste ano, a população ocupada (PO) no agronegócio somou 19,07 milhões de pessoas, aumento de 0,9% (ou de 170,8 mil pessoas) frente ao mesmo período de 2021 e o maior número desde 2015, quando a PO totalizou 19,08 milhões de pessoas.

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) lançou, o Núcleo de Relações Internacionais, que será formado por CNA e federações estaduais com o objetivo de ampliar as ações desenvolvidas em parceria com as Federações nas questões sobre o comércio internacional dos produtos do agro brasileiro. O colegiado terá, entre outras funções, a defesa dos interesses do produtor em mercados internacionais.

PIB

O agronegócio é um dos setores de maior crescimento no país, sendo responsável por uma fatia substancial do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, calculada em 27,4% em 2021 – a maior desde 2004. Dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq USP, em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), apontam que o setor bateu recordes sucessivos nos anos de 2020 e 2021. O bom desempenho é refletido, principalmente, no mercado de trabalho. (Com informações de assessorias)

  • Mauricio Picazo Galhardo é jornalista voluntário. Esteve por dois anos morando no exterior; na República Oriental do Uruguai, República do Paraguai e República Argentina. Em 2013 se interessou pelo setor agropecuário, e agora tem esta coluna semanal de noticias da agropecuária em geral. Também é o autor do quadrinho semanal Agro-Cartoon, publicado no site: www.agro-cartoons.blogspot.com.br.  Email: mauricio.picazo.galhardo@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artistas empreendedores transformam a cidade com espaços independentes de artes Pontos Turísticos de Itu Rodeio Itu Parque Maeda Trem Republicano Itu – Salto