Delegada fala sobre aumento de estelionato por meios eletrônicos

Na noite de sábado, policiais militares prenderam dois homens que haviam aplicado o golpe do falso sequestro em uma senhora de 85 anos. Eles ligaram para ela afirmando que estavam com a sua filha e queriam R$ 15 mil reais.

Com a ação rápida da PM, parte do dinheiro entregue foi devolvido à vítima e os golpistas foram presos. Mas, nem sempre as histórias de estelionatos possuem um final feliz como esse.

A delegada Márcia Cruz alerta que os crimes de estelionato aumentaram bastante desde o início da pandemia e permanecem em alta. De julho a setembro, foram 112 denúncias, apenas na área do 2 Distrito e Delegacia Central. Se considerarmos que algumas vítimas nem prestam queixa, esse número é ainda maior, e atinge principalmente adultos e idosos.

“Um dos golpes é do cartão de crédito: alguém liga dizendo que houve uma compra indevida no cartão e que vai um motoboy retirar o cartão na casa. Não existe isso, o banco não manda ninguém retirar cartão em casa”, alerta. “Tem do boleto falso, que a pessoa recebe por e-mail ou pelo Whatsapp e dizem que o documento está no nome da gerente da financeira ou do banco”.

“Outro golpe é o dos sites falsos, parecidos com os verdadeiros; e o de falsas financeiras, que prometem emprestar dinheiro mesmo para pessoas com nome ‘sujo’, e pedem o pagamento antecipado apenas de uma taxa. Isso não existe!” destaca a delegada. “É preciso tomar cuidado também com anúncios de carros pela Internet, além de leilões.”

Prevenção e solução

O Jornal de Itu fez uma série de matérias explicando como se prevenir de cada golpe e o que fazer se for vítima.

O advogado Diego Peixoto, especialista em Direito Eletrônico, falou sobre o que fazer em caso de danos morais, chantagem sexual, sequestro de dados, falsos empréstimos, sites falsos, clonagem de Whatsapp e o golpe do boleto falso. Se você perdeu, só clicar em cada tema e ver como proceder.

Gostou dessa reportagem? Compartilhe-a com mais pessoas que precisam ficar bem informadas.

One thought on “Delegada fala sobre aumento de estelionato por meios eletrônicos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error:
Artistas empreendedores transformam a cidade com espaços independentes de artes Pontos Turísticos de Itu Rodeio Itu Parque Maeda Trem Republicano Itu – Salto