Mulheres denunciam tentativa de golpe em Itu

A gerente de um restaurante em Itu, Aline Torrijo, começou esta segunda-feira (15), recebendo uma ligação de um suposto agente da vigilância sanitária.

“Ele pediu para falar com o responsável e disse que precisava confirmar o agendamento de uma vistoria. Em seguida, me pediu para passar o código de confirmação que estava me enviando pelo WhatsApp”, relata. Ela foi atenta e percebeu que era um golpe para clonar seu Whatsapp, bloqueou o contato e denunciou.

Para sua surpresa, ela não foi a única: em um grupo de mulheres empreendedoras ituanas, várias já haviam recebido o telefone do mesmo rapaz.

Bianca Menezes foi outra que sofreu a tentativa de golpe. O homem se apresentou da mesma forma e ao final também disse que iria enviar um link com o protocolo do atendimento. Quando ele insistiu para ela dizer o número que havia recebido, ela desconfiou e questionou de qual Prefeitura ele era, ele então disse da Prefeitura de São Paulo, tornando as suspeitas de golpe mais concretas.

O homem agiu rápido, e ainda ligou para outra moça. “Eu estava ocupada e não atendi, depois já li no grupo que ele estava tentando aplicar o golpe”, conta Ana Carolina da Motta.

A Prefeitura de Itu soltou uma nota em que diz que, em caso de dúvidas, a orientação é de que não forneçam dados pessoais, códigos ou digitem números indicados durante a ligação.

Prevenção e solução

O Jornal de Itu fez uma série de matérias explicando como se prevenir de cada golpe e o que fazer se for vítima.

O advogado Diego Peixoto, especialista em Direito Eletrônico, falou sobre o que fazer em caso de danos morais, chantagem sexual, sequestro
de dados
, falsos empréstimos, sites falsos, clonagem de WhatsApp e o golpe do boleto falso. Se você perdeu, só clicar em cada tema e ver como
proceder.

(Foto: Agência Brasil)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artistas empreendedores transformam a cidade com espaços independentes de artes Pontos Turísticos de Itu Rodeio Itu Parque Maeda Trem Republicano Itu – Salto